302 Found

Found

The document has moved here.

O que é Biotecnologia ?

De uma forma geral, a biotecnologia pode ser descrita como o uso de seres vivos para criar produtos ou realizar atividades específicas para os seres humanos.

A biotecnologia usa plantas, animais e microrganismos como bactérias, assim como processos biológicos para obter algum benefício. Por exemplo, a biotecnologia é usada na indústria, medicina e agricultura para produzir comidas, remédios, exames, biocombustíveis e remover resíduos industriais.Hoje os pesquisadores podem pegar um único gene de uma célula animal ou vegetal e colocar em outra célula animal e vegetal de uma espécie diferente (tecnologia dos transgênicos). A biotecnologia também inclui a alteração de genes de um determinado organismo para controlar a produção de uma proteína particular. Outras áreas da biotecnologia que não necessariamente envolvem engenharia genética incluem o uso de enzimas e bactérias em uma grande variedade de aplicações como: Produção industrial, gerenciamento de resíduos, produção de alimentos, remediação de terreno contaminado.

Ler mais...

 

O curso de Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia

 

Duração: 08 períodos

Tipo: Turno Integral (MT)

Conceito MEC: 3

O graduado em Ciências Biológicas-Biotecnologia será um profissional preparado para atuar em laboratórios de pesquisa e de produção de biomoléculas para a área de saúde (vacinas), industrial (alimentos e bebidas) e meio ambiente (biocombustíveis). Ele estuda fungos, bactérias, vírus e protozoários e as moléstias que eles causam em plantas e no organismo do homem e de animais; pesquisa métodos de utilização desses microorganismos na produção de alimentos e bebidas; emprega microorganismos na produção de vacinas e kits de diagnóstico. Além disso, na área industrial, alimentícia e farmacéutica, cuida do controle do crescimento microbiano e da segurança e higiene no ambiente de trabalho, além de controlar a qualidade do produto final.

.

UFRJ Biotecnologia / Polo Xerém
Desenvolvido por: TIC/UFRJ