Wallpaper

 

Identidade Visual do Campus UFRJ Duque de Caxias

 

A nova identidade visual do Campus UFRJ Duque de Caxias foi elaborada pela Senhorita Julie França Arruda Costa no segundo semestre de 2021 durante a disciplina de graduação Projetos em Comunicação Visual do curso de Comunicação Visual e Designer da Escola de Belas Artes da UFRJ. A escolha da nova identidade visual foi durante um concurso onde 10 (dez) projetos foram inscritos e apenas 1 (um) foi o escolhido por toda a comunidade do Campus UFRJ Duque de Caxias.

Como foi descrito pela idealizadora da identidade visual, “ela representa, através da sobreposição e conexão de suas formas e cores, as principais características do Campus UFRJ Duque de Caxias: seu polo moderno e tecnológico e científico de inovação onde são estudadas diferentes áreas do conhecimento, além de suas ações de inclusão social voltadas para a comunidade da Baixada Fluminense”.

 

Identidade Visual 1

 Identidade Visual 2

  

Elementos da marca:

 

Símbolo: ele representa a Ciência e Tecnologia através do desenho da estrutura química de uma molécula. Está por sua vez está sustentada pela Serra Fluminense que representa a região do município onde se encontra o Campus UFRJ Duque de Caxias e tem forte apelo emocional. O desenho da Serra também representa os três grupos do corpo social, docentes, estudantes e técnicos-administrativos, juntos, conectados, não somente entre si, mas com o entorno e a comunidade de Duque de Caxias e da Baixada Fluminense. As cores escolhidas estão relacionadas com ciência, tecnologia, natureza, ao município e a UFRJ.

Tipografia: a tipografia escolhida, a Asap (principal) e Ubuntu (complementar) foi pensada para ser bem moderna, que representa um Campus novo, em ascensão e que está sempre se renovando.

Para que todos possam usufruir da melhor maneira possível da nossa nova identidade visual, a Julie elaborou um guia de boas práticas para o seu uso. Nele você vai encontrar tudo, aplicações da marca colorida, em tons de cinza e monocromática, como ela fica na vertical e horizontal, o espaçamento mínimo entre a marca e outros elementos visuais, as cores e fontes utilizadas, a padronagem, as dimensões mínimas na qual devem ser usadas e por fim, exemplos de usos incorretos.

Manual da Identidade Visual do Campus UFRJ Duque de Caxias:

Arquivos:

Vertical e Horizontal / Padronagem / Fontes

Para auxiliar no trabalho do corpo social do Campus, de forma que possam também publicizar a nova identidade visual, um conjunto de documentos foram criados e se encontram nos links abaixo:

Documentos oficiais:

Papel timbrado colorido:

Papel timbrado preto-e-branco:

Capa para monografia, dissertações e teses:

Layout para apresentação em powerpoint: parte1, parte2;

Layout para posters:

 

Autorização para uso da marca

O uso de uma marca segue normas legais, e sua propriedade é de direito exclusivo de seu possuidor.
A marca é de propriedade do Campus UFRJ Duque de Caxias e deverá ser utilizada de acordo com as instruções disponibilizadas no Guia de Identidade Visual.
A marca só estará disponível para outros órgãos ou empresas privadas com autorização expressa da Direção Geral, por meio do Gabinete da Direção Geral, através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizada de nome, imagem ou marca da UFRJ ou do Campus estão sujeitos à adoção de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis.
Toda a comunidade da UFRJ deve proteger a imagem da instituição e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades.
Em caso de dúvidas, orientações ou denúncias de utilização indevida, entre em contato com a Ouvidoria-Geral da UFRJ, em www.ouvidoria.ufrj.br, ou pelos telefones (21) 3938-1619/1620.



CAPES logo faperj logo cnpq Logo Ouvidoria
UFRJ Polo Xerém
Desenvolvido por: TIC/UFRJ