A Coordenação do programa de Pós-Graduação em Nanobiossistemas, torna público o edital para a concessão de 01 (uma) bolsa de pós-doutorado.

As inscrições para o processo seletivo deverão ser efetuadas no prazo de 18 de outubro a 6 de dezembro de 2023.

Valor da bolsa R$ R$5.200,00 (cinco mil e duzentos reais) ao mês. 

 
 

Duração de 1 ano, prorrogável por igual período.

Inscrições de 18 de outubro a 6 de dezembro de 2023.

 

No presente projeto, o pesquisador selecionado trabalhará com modelos de redes de regulação gênica fazendo uso das estratégias teóricas desenvolvidas por Waddington [1] e Kauffman [2]. O objetivo principal é o estudo dos mecanismos moleculares envolvidos na transição entre os subtipos Luminal, HER2+ e Triplo Negativo, no câncer de mama. 

 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama. De acordo com o Dr Ben Anderson, Medical Officer, Cancer Control, Organização Mundial da Saúde:

 

"O câncer de mama é o câncer mais comum ao nível mundial e a razão mais provável para uma mulher morrer de câncer".

 

O presente projeto fará uso de dados experimentais produzidos no Instituto Nacional do Câncer; provenientes tanto de pacientes quanto de amostras de cultura de células. Trata-se de um projeto que busca aplicar conceitos avançados da Biologia Computacional para o bem-estar da população e para combater uma doença com enormes consequências humanas e sociais.

 

O programa de Pós-Graduação em NanoBioSistemas é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Faculdade de Farmácia e Campus Duque de Caxias), O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), A Fiocruz (Bio-Manguinhos e Instituto Oswaldo Cruz) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

 

O Campus Duque de Caxias da UFRJ [3] está estrategicamente localizado a distâncias semelhantes da cidade do Rio de Janeiro [4] e da cidade de Petrópolis [5], uma das melhores cidades para se viver no estado do Rio de Janeiro, a mais segura cidade do estado e uma das 30 mais seguras do Brasil [6]. O pesquisador terá a opção de morar em qualquer uma dessas duas cidades.

 

O Prof. Dr. Francisco Lopes [6,7] será responsável pela supervisão do projeto. 

 

Para mais informações, acesse o link para o edital e os planos de trabalho.

 

Caso deseje mais informações, não hesite em nos contactar: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Aguardamos sua inscrição para participar desse projeto extremamente animador e gratificante. 

 

Prof. Francisco Lopes

--

[1] Bistability, Bifurcations, and Waddington's Epigenetic Landscape. J. Ferrell. Published in Current Biology 5 June 2012. Biology.

[2] Huang S, Ernberg I, Kauffman S. Cancer attractors: a systems view of tumors from a gene network dynamics and developmental perspective. Semin Cell Dev Biol. 2009 Sep;20(7):869-76.

[3]  https://maps.app.goo.gl/JtUX3rv62GaCyUKu8

[4] https://maps.app.goo.gl/x5W8LrJsswQSmrkdA

[6] https://www.diariodepetropolis.com.br/integra/petropolis-e-a-cidade-mais-segura-do-estado-diz-ipea-151533

[7] https://orcid.org/0000-0002-2715-2341

[8] http://lattes.cnpq.br/9802541551771948

 
 

Edital_ bolsa CAPES

Plano de Trabalho primeiro ano

Plano de Trabalho segundo ano

 

 

 

CAPES logo faperj logo cnpq Logo Ouvidoria
UFRJ Polo Xerém
Desenvolvido por: TIC/UFRJ