
A comunidade acadêmica do Campus UFRJ – Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade manifesta seu repúdio à ação policial realizada no dia 28/10, na cidade do Rio de Janeiro.
A megaoperação conduzida para o cumprimento de mandados de prisão expôs diretamente mais de 200 mil moradores dos Complexos da Penha, do Alemão e do Chapadão a um dia de extrema violência e medo. O episódio evidencia, mais uma vez, que o governo do Estado do Rio de Janeiro tem utilizado as forças públicas de forma letal, resultando em graves violações de direitos humanos e na negação de direitos fundamentais.
A UFRJ reafirma seu compromisso com a democracia, a justiça social e a defesa intransigente da vida. Nesse sentido, não pode haver silêncio ou omissão diante da continuidade de políticas de segurança pautadas no extermínio, que aprofundam desigualdades e perpetuam a violência nas favelas e periferias.
É imperativo que sejam desenvolvidas estratégias de segurança pública humanizadas, voltadas para a preservação da vida, a ampliação de oportunidades e a melhoria das condições sociais da população. Políticas sustentadas na ocupação bélica e na lógica do confronto têm se mostrado reiteradamente ineficazes e incompatíveis com os princípios de um Estado democrático de direito
				
					
                
                
                
                
                
                
                
                
                
                
                




        








